sexta-feira, 2 de julho de 2010

Escola, família e comunidade uma parceria necessária para o sucesso da aprendizagem

Autor: Neusa Abadia Gomes Andrade

Diante das diversas dificuldades encontradas na sociedade atual, a integração Família-Escola se torna emergencial. No Brasil, a própria Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determinam a participação dos pais para a efetivação do processo da gestão democrática nas escolas. No entanto, de acordo com o que diz Heloísa Lück no texto Escola, Comunidade e Família no Brasil, da revista Gestão em Rede de agosto/2006: "mais do que o cumprimento de uma determinação legal, a busca pelo fortalecimento dessa parceria colaborativa se apresenta, no atual contexto social, como um dos poucos caminhos viáveis para que escolas e famílias consigam superar as dificuldades que vêm enfrentando na educação de seus filhos/alunos".
Acreditamos também ser este o caminho para que possamos atender as necessidades de democratização da sociedade; para entender diferentes perspectivas sociais e modos de vida e para prevenirmos o envolvimento da juventude com drogas e violência.
Há atual-mente um reconhecimento por parte das escolas, de que a educação de crianças, adolescentes e jovens, é uma tarefa muito complexa e que exige, para que se possa obter sucesso, um trabalho conjunto da mesma com a família. Esta parceria equivale em não admitir a transferência de culpa ou responsabilidade pelo fracasso nesta tarefa, de uma para outra.

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