Um bom senso de humor pode manter as pessoas saudáveis e aumenta as chances de ter uma velhice mais feliz.
É o que diz um estudo, feito pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e publicado no periódico International Journal of Psychiatry in Medicine. A pesquisa usou dados de mais de 53 mil indivíduos, acompanhados durante sete anos por um estudo longitudinal – de ampla duração, revisitando os entrevistados várias vezes no período de acompanhamento. Outro estudo, feito na década de 90, já havia chegado a conclusões similares.
“Há razões para acreditar que o senso de humor tenha efeito positivo na saúde mental e na vida social desses indivíduos, mesmo após a aposentadoria. Entretanto, esses efeitos protetivos parecem cessar por volta dos 75 anos. Nesse ponto, o envelhecimento biológico suplanta os benefícios do bom humor”, diz Sven Svebak, principal autor do estudo. A equipe de Svebak analisou os participantes da pesquisa por um questionário específico que indica o quanto o humor da pessoa pode criar conflitos ou insultar as pessoas, mostrando se a pessoa é vista como “amigável”.
Um dos mitos sobre o bom humor, lembra o pesquisador, é que a confusão que as pessoas fazem com alegria. Nesse sentido, pessoas mais sérias seriam vistas como menos bem-humoradas. “Mas a questão não é rir demais, mas o bom humor é sobre conversar com outras pessoas de forma descompromissada. As pessoas bem-humoradas se divertem e se comunicam de forma leve, não necessariamente gesticulando e sendo expansivas enquanto fazem isso.
Saúde e humor
Nenhum comentário:
Postar um comentário